Presidido pelo deputado Vitor Paulo, grupo busca incrementar parceria entre Brasil e Países Caribenhos


O Grupo Parlamentar Brasil - Países Caribenhos realizou sua primeira reunião ordinária, com o objetivo de promover a integração dos representantes diplomáticos dos países caribenhos com os parlamentares do grupo. No evento, também foi divulgada a composição do colegiado e feito uma breve explanação sobre os países por seus representantes.  O deputado Vitor Paulo (RJ), presidente do grupo parlamentar, lembrou que o principal objetivo da frente é fortalecer e aprimorar as relações entre os países e promover o intercâmbio entre seus poderes legislativos.
A região do Caribe compreende as nações das Américas banhadas pelo mar do mesmo nome. No total, são 28 países, entre eles México, Colômbia e Venezuela, além de dezenas de ilhas e arquipélagos (a maioria da América Central).
Participaram da reunião, o assessor especial de Assuntos Parlamentares do Itamaraty, Sérgio Danese; o chefe da Divisão Caribe do Ministério de Relações Exteriores, Vitor Martins; a embaixadora da Jamaica, Alisson Stone; o ministro de Negócios da Embaixada do Haiti, Madsen Cherubin; o conselheiro da embaixada da República Dominicana, José Loreto Julian; a embaixadora de Barbados, Yvete Goddard; o embaixador de Trinidad e Tobago, Hamza Rasaeeq; além do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, o senador Eduardo Lopes (RJ) e outras autoridades, diplomatas e jornalistas.
A embaixadora de Barbados, Yvette Goddard, elogiou a iniciativa da criação do grupo, que considerou fundamental para o incremento dos negócios da região com o Brasil, “uma liderança inconteste no hemisfério”.   A representante da Jamaica, Alisson Stone, recém-chegada ao país, fez questão de destacar as inúmeras identificações entre os dois países, “que devem e podem proporcionar uma maior integração”.
José Loreto Julian, da Republica Dominicana, foi outro representante diplomático que destacou a importância do grupo na promoção da integração entre a região do Caribe e o “gigante sul-americano”. Integração esta que, na visão do representante haitiano, Madsen Cherubin, já é uma realidade, “tendo em vista o apoio imprescindível do Brasil á recuperação do Haiti, após as mudanças políticas e o terremoto que atingiram a nação”.
Os representantes do Itamaraty elogiaram a instalação o grupo, identificando na iniciativa uma ótima oportunidade de aumentar as parcerias, a amizade e os negócios com a região. Sérgio Danese lembrou, por exemplo, do esforço feito pelo Brasil para instalar representações em todos os países do Caribe. “Devemos ser o único, ou um dos dois únicos países a terem tamanha densidade diplomática na região”.      
O momento de maior descontração no evento foi dado pelo embaixador de Trinidad Tobago que ao elencar algumas das riquezas de seu país, defendeu o carnaval das duas pequenas ilhas caribenhas como o melhor do mundo. Na sua explanação, o presidente do grupo, Vitor Paulo, sem perder a diplomacia, fez questão de convidar o embaixador para conhecer o carnaval do Rio de Janeiro. 
Brincadeiras à parte, Vitor Paulo encerrou a primeira reunião do grupo lembrando sua recente viagem a Cuba, na qual integrou uma comissão formada para discutir o incremento na pesca e aquicultura com países caribenhos. “Sei do potencial de negócios que podem surgir da ampliação das relações entre o Brasil e os países caribenhos. Assim como reconheço a identificação que existe entre nosso país e as nações da região. Por isso, coloco a disposição nosso gabinete parlamentar para servir de interlocutor na busca por novos caminhos na integração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário