Meio Ambiente aprova projeto de Crivella que prevê reaproveitamento de águas pluviais em edifícios


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o parecer favorável ao projeto do atual ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella.  Pela proposta do então senador, edificações públicas e privadas deverão possuir sistemas de coleta e reutilização das águas pluviais. O projeto prevê ainda que os edifícios construídos com recursos do Sistema Financeiro Nacional deverão, sempre que comprovadamente viável, prever sistema de coleta, armazenamento e utilização de águas pluviais.
Preventivamente, a proposta de Crivella também estipula que na impossibilidade técnica de implantação dos citados sistemas, as edificações deverão adotar medidas de compensação pela utilização da água, que contemplem a redução de consumo prevista pelo município.
Em sua justificação para o projeto, Crivella lembra que embora o Brasil possua 12% da água doce disponível no planeta, a oferta não é uniforme no território nacional . “A maior parcela dos recursos hídricos encontra-se na região Norte, distante dos centros urbanos.... Já não é incomum a falta de água nas grandes cidades, pela conjugação de fatores como o consumo intensivo e a baixa disponibilidade hídrica, devida, entre outras causas, à poluição dos mananciais”.
A proposta de Crivella, que já foi aprovada no Senado, foi aprovada na comissão sob a forma de substitutivo, incluindo outros apensos afins que em conjunto criam a Política Nacional de Gestão e Manejo Integrado de Águas Urbanas. O projeto será agora apreciado pela Comissão de Minas e Energia da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário