Heleno Silva volta a criticar letargia no combate à seca nordestina


O deputado Heleno Silva, em discurso no plenário da Câmara, criticou a letargia dos governos estaduais e federais em buscar uma solução para  seca nordestina, que mais uma ameaça a vida e desestrutura os lares de centenas de milhares de moradores da região.  “um levantamento  da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) mostra que  a agricultura e o setor de serviços no Estado poderão amargar um prejuízo de até R$ 7,7 bilhões com a seca que assola a região “, destacou Heleno, alertando que esta é a pior seca em décadas. “No entanto, os projetos que poderiam oferecer alternativas aos produtores locais não recebem o apoio menos relevantes para a vida dos agricultores do Nordeste”, alertou.
Para Heleno Silva, que é relator do projeto que cuida do refinanciamento das dívidas dos agricultores nordestinos com os bancos, afirmou que a demora em buscar alternativas para essa crise mostra a falta de compromisso dos governos com a região.
O parlamentar lembrou que há mais ou menos um mês ocupou o plenário da Câmara para chamar a atenção para o drama da região. À época, Heleno criticou a demora na aprovação pela Secretaria Nacional de Defesa Civil dos decretos de situação de emergência, ratificação necessária para que esses municípios tenham acesso aos recursos fundamentais para minimizar os impactos da estiagem. “E que mudou desde então? Praticamente nada”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário