Marinho reúne parlamentares e embaixadores para homenagear os 40 anos de relação entre Brasil e Angola


Por inciativa do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), a Câmara dos Deputados homenageou os 40 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Angola. O evento, que comemorou também os 40 anos de independência do país africano, contou com a presença do embaixador de Angola, Nelson Cosme; do embaixador do Zimbabue e decano dos embaixadores africanos no Brasil, Thomas S. Bvma; do secretário-geral do Itamaraty, embaixador Sérgio França Danese; e do diretor da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), Sérgio Moreira Lima.

"Hoje celebramos fortes laços no segmento econômico, por meio de cooperação jurídica, técnica e educacional, além de parcerias nos setores de energia e investimentos, entre outros. Mas isso não resume as relações entre os países. O Brasil tem uma amizade fraterna com Angola e, por isso, estamos aqui para festejar este vínculo”, afirmou Marinho. Segundo ele, estima-se que, de um total de 1,5 milhão de escravos africanos trazidos ao Brasil, 67% são oriundos de Angola. “A nossa dívida com os africanos nunca será paga”.

O deputado Carlos Gomes (PRB – RS) prestigiou o evento. “Aproveito para fazer um agradecimento pelo trabalho na construção da cultura brasileira. Esse momento nos permite fazer uma reflexão da nossa própria história”.

O secretário-geral do Itamaraty, embaixador Sérgio França Danese, ressaltou os avanços econômicos entre os dois países. “Desde aquele dia histórico de 11 de novembro de 1975, as relações entre os países têm crescido em ritmo significativo. As perspectivas de cooperação técnica são promissoras em áreas como gestão governamental, desenvolvimento ambiental, educação e saúde. No plano econômico, Angola é um dos principais parceiros do Brasil na África. Entre 2006 e 2014, nosso comércio expandiu em 80% e alcançou mais de 2,3 bilhões de dólares”, disse Danese.

Saiba mais

Brasil e Angola têm antecedentes históricos em comum, pois ambos fizeram parte do Império Colonial Português. A presença de empresas brasileiras no país amigo retrata essa premissa, tendo muitas delas firmado, nos últimos anos, grandes contratos para a execução de obras públicas de infraestrutura naquele país, anteriormente arrasado por anos de conflito, durante a Guerra Civil. Com uma população de quase 20 milhões de habitantes, este é o terceiro maior produtor de petróleo da África e sua economia vem investindo bilhões na reconstrução do país, renovando sua infraestrutura e promovendo o desenvolvimento social. Atualmente, cerca de 25 mil trabalhadores brasileiros prestam serviços em Angola.

Por Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário