Delimitação das terras indígenas e invasões no Sul da Bahia

 “Se os poderes públicos não intervirem imediatamente, pode haver derramamento de sangue”, alerta Márcio Marinho

O deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA) defendeu a vinda do ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, ao Congresso Nacional para tomar providências junto ao governo federal e a Polícia Federal acerca das invasões de terras que estão ocorrendo no Sul da Bahia. O requerimento para realização da audiência pública foi aprovado, nesta quarta-feira (28), em reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Na avaliação de Marinho, o tema é bastante delicado e deve ser tratado com cautela e respeito aos proprietários e produtores. “Em determinadas áreas demarcadas pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), não há qualquer indício de presença indígena. Boa parte das terras invadidas pelos índios é ocupada por familiares há muitos anos, inclusive passada de pais para filhos pelo direito de hereditariedade. Sangue pode ser derramado a qualquer momento se os poderes públicos não tomarem providências”, explicou.

A audiência pública contará com a presença do ministro José Eduardo Cardozo, de representantes das associações dos agricultores atingidos, dos sindicatos dos trabalhadores, dos prefeitos dos municípios de Ilhéus, Buerarema e Una, e do juiz Federal Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia. O autor do requerimento para realização da audiência é o deputado Oziel Oliveira.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário