Data será comemorada no dia 20 de novembro
Foto: Divulgação |
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei 7536/2010, de autoria do deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA), que Institui o “Dia Nacional da Capoeira”, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, em todo o território nacional.
Na avaliação de Marinho, a capoeira muitas vezes foi marginalizada, pelo fato de estar associada aos escravos. “A capoeira se desenvolveu em nosso país, mas sempre enfrentou resistência por parte da sociedade. Na Bahia, o esporte superou preconceitos raciais e conquistou o mundo com seus movimentos ágeis e graciosos, e continua em evolução. O IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, reconheceu, oficialmente, a capoeira como patrimônio cultural brasileiro”, destacou.
Marinho lembrou que a capoeira atualmente é considerada um dos principais esportes nacionais e explicou que a escolha da data deve-se ao fato do dia 20 de novembro ser o dia da consciência negra, data em que Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais importantes da luta pela liberdade e contra o escravismo, perdeu sua vida.
Saiba mais
A capoeira se desenvolveu no Brasil por intermédio dos africanos que passaram a exercitar formas de luta para resistir, cultural e fisicamente, aos abusos da sociedade escravocrata brasileira. Os primeiros registros do nome capoeira datam dos séculos XVIII e XIX, nas cidades de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
Texto: Mônica Donato
Foto: divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário