Em reunião do Parlasul, George Hilton defende integração regional entre países-membros

Para o deputado, o fortalecimento do Bloco não deve ser apenas nos aspectos comerciais, econômicos e políticos, mas também culturais e sociais.

“Os governos passam, mas a integração deve permanecer e este Parlamento tem papel fundamental para que a agenda da integração regional prevaleça sobre as agendas nacionais”. A afirmação é do deputado e líder republicano na Câmara dos Deputados, George Hilton (PRB/MG), que participou, na manhã desta segunda (10), da XXXII Sessão Ordinária do Parlasul realizada em Montevidéu - Uruguai, sede administrativa do Mercosul.

Em seu pronunciamento, Hilton avaliou a atual conjuntura política do Bloco com a reeleição da presidente Dilma Rousseff e destacou os novos desafios a serem superados. “A presidente pretende transformar o Mercosul num polo industrial, por intermédio de uma integração produtiva, para que seja o núcleo dinâmico da integração latino-americana, bem como incentivar a participação da sociedade civil no desenvolvimento sustentável da região com a criação de uma cidadania comum”, adiantou.

Hilton foi enfático ao defender que os interesses individuais de cada país-membro não se sobreponham às demandas e objetivos do grupo. “São atitudes individuais que enfraquecem o Bloco. Compartilho com o pensamento da presidente Dilma de não só manter as alianças, como também ampliá-las, para que aconteça o fortalecimento do Bloco nos aspectos comerciais, econômicos, políticos, culturais e sociais”, disse o deputado, que também apoiou a criação de uma Comissão Especial para Análise da Situação do Uso e Tráfico de Drogas no Parlasul.

Por Mônica Donato


Nenhum comentário:

Postar um comentário