“Trata-se de um sistema de acompanhamento periódico, nas dependências das creches, para prevenção e tratamento de doenças infantis através de avaliação nutricional, atualização de vacinas, campanhas preventivas, orientações, dentre outros. Com tal acompanhamento muitas orientações importantes serão encaminhadas aos monitores, que posteriormente poderão repassar aos pais, evitando assim o desenvolvimento de muitas doenças”, explica o parlamentar.
Vitor Paulo destacou que pesquisas, em diferentes áreas do conhecimento, como neurociência, educação e economia, confirmam a importância desse acompanhamento e apontam a relevância dos investimentos corretos na primeira infância, entre a gestação e os seis anos de idade.
“Ainda há um déficit muito grande na educação da primeira infância em todo o país e tais entidades podem auxiliar o poder público nesse trabalho, pois milhares de crianças são submetidas aos cuidados dessas creches que não têm condições de oferecer esse tipo de assistência. Esse projeto proporcionará reflexos positivos nas finanças públicas, pois é consenso que a prevenção de doenças reduz muito os custos para toda a rede de saúde pública”, acrescentou o deputado.
Por Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário