VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

Vitor Paulo lamenta aumento de denúncias no Disque 100 
 Notificações de abusos sofridos por idosos chegam a 84 mil registros

O deputado republicano Vitor Paulo considerou grave o crescimento de 65,7% das denúncias de violência contra os idosos entre meados de 2011 e junho deste ano. Os dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) divulgados nesta segunda, 1º de setembro, em matéria publicada no Jornal Correio Braziliense, corroboram o alerta feito pelo parlamentar à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio de ofício, em 2011.

Na avaliação do parlamentar, embora o aumento das denúncias represente um alerta para o enfrentamento do problema, também pode ser considerado como um avanço na busca pela segurança dos idosos. “A violência doméstica contra os mais velhos acontece de maneira silenciosa e, geralmente, por pessoas da própria família. Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, prevê-se que, em 2046, o Brasil terá 46% de idosos. Precisamos nos preparar com políticas públicas que garantam a proteção e a dignidade dessas pessoas”, argumentou.

Em 2011, como presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Idoso da Câmara dos Deputados, Vitor Paulo encaminhou ofício à ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, solicitando a implantação de um número exclusivo para denúncias de maus-tratos contra idosos. Segundo ele, a adoção de um serviço dessa natureza seria extremamente útil para que essa parcela da população, carente de amparo e atenção, recebesse o tratamento adequado.

Hoje, em 2014, dados da SDH revelam que, desde que o serviço para idosos foi disponibilizado no Disque 100, em 2011, até o primeiro trimestre deste ano, foram registrados mais de 84 mil denúncias referentes a algum tipo de violência – física ou psicológica – contra idosos. “O aumento do número de denúncias é lastimável e nos mantém alerta na busca por novos mecanismos para coibir e punir essa prática covarde de violência contra aqueles que tanto já contribuíram com o progresso do nosso país”, acrescentou.

Por Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário