Bulhões pede que país se esforce para erradicar a AIDS infantil

Em pronunciamento pela passagem do Dia Mundial de Combate à AIDS (dia 01 de dezembro), o deputado republicano Antônio Bulhões (SP) conclamou as autoridades sanitárias brasileiras a cumprirem a meta da ONU de livrar as crianças da doença até 2015. “A cada dia vem sendo registradas sete mil novas infecções pela doença entre a população mundial, das quais, infelizmente, mil acometem as crianças”, lembrou o deputado do PRB.

Segundo Bulhões, apesar dos avanços no tratamento da doença, o número de portadores do vírus continua preocupante. “Segundo estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde, no final a última década, cerca de 34 milhões de pessoas, nos mais diversos países estão infectadas pelo vírus HIV. Isso é mais preocupante quando se constata que as pessoas dos grupos mais expostos ao risco são as com menor oportunidade de acesso a programas de prevenção”, destacou.

Bulhões lembra que o modelo de prevenção e tratamento brasileiro é apontado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS como um dos melhores do mundo, sobretudo pela atenção dispensada às populações mais vulneráveis. “Com a adoção das estratégias corretas e o investimento adequado dos recursos, nosso país está conseguindo, mediante a ação do SUS, prestar atendimento com antirretrovirais a 97% dos cidadãos diagnosticados com AIDS”. Mesmo assim, Bulhões acredita que seja preciso intensificar as campanhas informativas e preventivas, de modo a despertar na população, especialmente entre os mais jovens, uma nova atitude com relação à doença. “Uma atitude que seja capaz de conciliar o cuidado com a própria saúde e a solidariedade com os doentes”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário