Audiência pública discute endividamento de produtor rural do Nordeste

Atendendo a requerimento do deputado Heleno Silva (SE), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou uma audiência pública para debater o problema relacionado ao endividamento rural dos produtores nordestinos e suas consequências socioeconômicas. O parlamentar republicano fez uma explanação acompanhada de um vídeo com depoimentos emocionantes de pequenos agricultores da região da Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, “onde o povo vive sufocado pela dívida agrícola, ou pela seca”.

Heleno lembrou que a situação desses produtores se agrava a cada dia. “Existe uma teoria de que os endividados rurais são os grandes produtores. Isso é falso. Os pequenos produtores, principalmente do nordeste, estão afogados em dívidas, praticamente impagáveis”.

Durante o encontro, Heleno falou que já pediu uma audiência à presidenta Dilma, na qual mostrará pessoalmente os depoimentos em vídeo, que “chama a atenção para a tragédia que se abate sobre a região”.

O parlamentar republicano chamou a atenção para uma serie de medidas inócuas para enfrentar essa crise, como a edição recente de uma MP que estabelecia linhas de crédito para esses produtores desde que eles sanassem suas antigas dívidas. “Acontece que essas dívidas são impagáveis. Gente que pegou R$ 10 mil, hoje deve dez, vinte vezes a mais. Isso enfrentando situações de quebra de safra provocadas pela seca”, advertiu Silva.

Como relator da MP 554, que trata da questão do microcrédito e do financiamento dos produtores de álcool, Heleno pretende incluir em seu relatório propostas que possibilitem uma saída pera os pequenos produtores rurais nordestinos. “Esse é um compromisso meu com essa gente que, literalmente, tira leite de pedra e planta em leito seco de rio”.

Participaram da audiência pública, o Procurador da Fazenda Nacional, Lupércio Camargo Severo de Macedo; representantes de bancos estatais, do Tribunal de Contas da União; o Vice-Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Ramos Torres de Melo, além de deputados estaduais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário