“Problemas estruturantes do Nordeste precisam ser enfrentados”, afirma Jony Marcos

Deputado vai trabalhar pela reformulação no Pacto Federativo
O sertanejo nordestino ainda convive com os problemas mais comuns como a falta de água, de luz e de esgotamento sanitário. A avaliação é do republicano Jony Marcos (PRB/SE), que participou do 3º Encontro Parlamentar, neste sábado (31), na Câmara dos Deputados. O evento exclusivo para parlamentares discutiu os principais aspectos do cenário político brasileiro.

Na avaliação de Jony, ainda há uma dívida muito grande do Brasil com a região Nordeste, sobretudo com a educação. “O Governo Federal criou um aumento do piso salarial dos professores, mas passou a conta para os municípios. A revisão do Pacto Federativo vai ajudar na sobrevivência dos municípios, que são as sedes de todos os problemas sociais: saúde, educação, moradia e infraestrutura. Nesse contexto, o Nordeste ainda é a região que mais sofre com problemas estruturantes que já deveriam ter sido resolvidos”, criticou.

Ainda segundo o parlamentar, a arrecadação dos municípios vem decrescendo e os prefeitos só podem gastar 54% dos seus orçamentos para o pagamento de pessoal. “Como equacionar essa situação? A resposta é simples: menos para União e mais para os municípios. Vamos trabalhar pela revisão do Pacto Federativo para ajudar a solucionar os problemas mais comuns como acesso à água encanada, saneamento básico, iluminação pública, saúde, educação e tantos outros”, enumerou o parlamentar.

Por Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário