Marinho comemora adicional de periculosidade para motoboys

Ao sancionar a lei que prevê o pagamento de adicional de periculosidade para motoboys e outros profissionais que utilizam a motocicleta no trabalho, na última quarta (18), a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da vida desses profissionais. Da Bahia, o deputado Márcio Marinho (PRB) festejou a sanção ao projeto de autoria do senador republicano Marcelo Crivella e disse que a proposta faz justiça aos milhares de trabalhadores da categoria.

“Em Salvador existem pessoas que não possuem automóveis e infelizmente ainda dependem dos atrasos das linhas de ônibus para chegarem até os seus compromissos. Além disso a falta de mobilidade urbana, a qual Salvador tem sido submetida nos últimos anos, tem gerado estresse na população e violência no trânsito. Assim, mais do que nunca, a atividade dos mototáxis e motoboys tem despontado na frente quando o assunto é agilidade. Encomendas e pessoas precisam chegar no horário e em Salvador a atividade dos profissionais de motoboy, mototáxi tem recebido demanda crescente. É com satisfação que parabenizo o senador Marcelo Crivella pela sensibilidade e também o esforço do deputado republicano Vitor Paulo, quem acompanhei e apoiei na luta pela aprovação aqui na Câmara", festejou Marinho.

De colete refletivo e capacete, o senador Crivella afirmou que aquela era uma vitória do povo trabalhador: “São 11 anos de luta enfrentando interesses econômicos desmedidos e insaciáveis. Quantos iguais a vocês sofreram com lesões físicas e alguns chegaram até a morrer por falta de proteção e condições dignas para o exercício do trabalho?” - questionou. 

Em entrevista, Crivella afirmou que o adicional cobrirá custos como a compra de botas e casacos de couro, luvas e pneus de melhor qualidade, o que ao fim protegerá os profissionais e a própria população em geral. Lembrou também da necessidade de motos saírem da fábrica com airbag, mais um item de segurança para o motociclista.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que a categoria segue despercebida por muitos. “Estou muito feliz pela presença de vocês aqui. Ainda que a sociedade os considere invisíveis, aos nossos olhos vocês são vistos e incluídos no processo civilizatório que estamos construindo todos os dias. Esta vitória dos trabalhadores é um resgate da dignidade" – frisou.

A presidenta Dilma Rousseff reconheceu a importância da profissão do motoboy. “O adicional de 30% é algo que deve ser pago a eles pelo risco de vida que eles correm. Eu duvido que algum patrão que precise ter um número significativo de motoboys, numa lei que abrange todo Brasil e que caso não seja cumprida criará uma ilegalidade, deixe de contratar um motoboy e assegurar os seus direitos. Eles cumprem um papel muito importante porque mesmo estando na época digital, do uso da internet, do email, tem algumas trocas empresarias ou encomendas que são físicas e que o motoboy cumpre esse papel na logística de distribuição. Não é uma coisa supérflua e a vida deles não é supérflua deve ser protegida por uma legislação que reconheça para eles a questão da periculosidade".

A solenidade contou com a presença de ministros da Casa Civil, Aloízio Mercadante, das Cidades, Gilberto Magalhães, de deputados federais com destaque ao deputado republicano Vitor Paulo, relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, de motoboys, motogirls, motofrentistas e mototaxistas.  

Por Jamile Cerqueira
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário