Projeto de Bulhões normatiza pesquisas de intenção de voto em período pré-eleitoral




Proposta do deputado federal Antônio Bulhões (SP), líder do PRB na Câmara, determina que institutos de pesquisa requisitem dos partidos políticos a relação dos pré-candidatos de cada legenda aos cargos eletivos, antes das consultas de opinião. Pelo projeto de lei, os institutos de pesquisa poderão acrescentar quaisquer outros nomes em suas consultas à população, desde que estejam presentes obrigatoriamente todos os pré-candidatos elencados pelos partidos.
Para o deputado republicano, a proposta busca disciplinar o processo de mensuração das intenções de votos, que pode ser corrompido por interesses de grupos afinados com um ou outro meio de comunicação ou instituto de pesquisa. “Agora mesmo, em levantamentos pré-eleitorais feitos em São Paulo, de uma forma, no mínimo estranha, o nome de Celso Russomanno já foi até esquecido em pesquisas. E isso ele sendo o primeiro em intenções de voto em diversas consultas à população”, lembrou Bulhões.
A proposta do parlamentar do PRB prevê ainda que se os partidos não cumprirem o disposto no projeto e deixarem de encaminhar a relação dos pré-candidatos, estes, desde que disponham de tempo de filiação que os habilitem a disputar a eleição naquele ano, poderão fazer o requerimento diretamente aos institutos responsáveis pelas pesquisas.
O líder republicano defende a importância do papel desempenhado pela mídia na formação da vontade dos cidadãos e lembra que os Institutos que realizam pesquisas eleitorais exercem grande influência no respaldo relativo que determinadas candidaturas alcançam junto ao eleitorado. “Entretanto, a respeito da relevância desse papel, nossa legislação eleitoral tem silenciado sobre da mensuração do peso relativo de cada candidatura no processo interno de escolha dos candidatos pelos partidos”, destaca Bulhões na justificativa do projeto.
O parlamentar lembra ainda que a consulta pública feita pelos institutos pode ser elemento importante para a avaliação, pelo próprio partido, do respaldo dos diferentes pré-candidatos junto ao público. “Logo, uma consulta mal feita, ou mal intencionada, pode ter reflexos negativos na própria consolidação de uma candidatura legitima que seria ancorada na vontade popular e partidária”, questiona Bulhões, para concluir que “como mostra a experiência dos países que adotam processos bastante abertos para a definição dos seus candidatos, com ampla deliberação e conhecimento público, tão importante como escolher bem um candidato é participar, de alguma forma, do processo de definição das candidaturas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário