César Halum quer votar em março propostas para prevenir acidentes em piscinas

Motivado pelos recentes acidentes envolvendo crianças que foram feridas ou mortas em piscinas, o deputado César Halum (PRB-TO), pediu ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, apoio para votar o Projeto de Lei 1162/07, que esta na Comissão de Seguridade Social e Família. O texto quer aumentar a segurança, especialmente dos ralos das piscinas. “Infelizmente o Brasil só se interessa em questões de segurança após tragédias como essas”, lamenta.

"São verdadeiras armadilhas mortais e submersas através dos ralos. Nós ouvimos técnicos, industriais e engenheiros e há três ou quatro mecanismos disponíveis no mercado que dão segurança”, explica César Halum. Segundo ele, os equipamentos sugeridos não custam caro.

“Tem um sistema a vácuo, com sensor, onde há uma obstrução no ralo, em três segundos as máquinas desligam. Tem outro mecanismo que são as tampas de aprisionamento, onde a água circula, mas não suga", exemplifica o parlamentar, que quer apressar a tramitação da matéria e submetê-la à votação em Plenário até março.

Texto: Vinícius Rocha
Foto: Douglas Gomes 

Bulhões quer tornar obrigatório o alarme de segurança em caminhões com caçamba-basculante

Imagem R7
O deputado republicano Antonio Bulhões (PRB/SP) lamentou o acidente ocorrido no Rio de Janeiro envolvendo um caminhão basculante na última terça-feira (28). O parlamentar destacou que a Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5528/2013, de sua autoria, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para acrescentar inciso ao art. 105, tornando obrigatório o alarme de segurança em caminhões com caçamba-basculante.

O projeto obriga a instalação de alarme para avisar ao motorista que a caçamba do caminhão não está segura. Segundo o deputado, o objetivo é garantir mais uma possibilidade de verificação do veículo a respeito da segurança da caçamba. “A medida é simples. Consiste na instalação de um alarme, que soará na boleia do veículo, para avisar ao motorista que a caçamba do caminhão está acionada. Vamos trabalhar para que o projeto vire lei e que a fiscalização de fato aconteça”, afirmou Bulhões.

De acordo com o parlamentar, a instalação do alarme pode evitar que novas tragédias se repitam. “Não podemos facilitar com o azar. Com a Lei promulgada, o motorista terá mais um alerta de segurança da carga, mesmo após fazer a correta verificação antes de iniciar a trafegar”, explicou.

A proposta está na Comissão de Viação e Transportes da Câmara.

Texto: Monica Donato
Foto: R7